Foto: Caroliny Ferreira

Procedimento marca um avanço significativo na área da saúde e evidencia a importância da doação de órgãos.

Por: João Henrick

 

Em um marco importante para a medicina local, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), realizou nesta quinta-feira (03/08), sua primeira captação de órgãos adulto sob a gestão Einstein, destacando a relevância desse procedimento para a vida de milhares de brasileiros que aguardam por um transplante. A iniciativa representa um passo significativo no combate à escassez de órgãos no estado.

A captação ocorreu após a família de um paciente de 44 anos, que teve o diagnóstico de morte encefálica, conceder autorização para a doação de órgãos. A equipe multiprofissional do hospital trabalhou incansavelmente para viabilizar o processo, que envolveu mais de 15 profissionais especializados, equipamentos de última geração e a logística adequada para garantir que os órgãos fossem preservados e transportados de forma segura. O procedimento durou cerca de 4 horas.

“É importante salientar que o processo começa na suspeita da morte encefálica, há de se fazer todo um protocolo dessa morte, a fim de dar-se este diagnóstico. Só após toda a conclusão e confirmação do óbito que podemos falar sobre doação de órgãos”, declara o médico intensivista do HMAP, Gabriel Limongi Crosara.

Após seguir todos os protocolos e legislações vigentes, a equipe informou à família sobre a morte encefálica. A delicadeza e empatia dos profissionais foram essenciais para acolher os familiares e ao mesmo tempo oferecer a oportunidade de uma esperança renovada através da doação de órgãos. Com profissionalismo e sensibilidade, a equipe esclareceu os procedimentos e benefícios da doação e, em uma atitude solidária, a família consentiu para a doação. A captação dos órgãos foi realizada pelas Organizações de Procura de Órgãos (OPO), com a Central de Transplantes do estado, responsável por todo o processo de disponibilização desses órgãos a nível nacional. Foram captados fígado, rins e córneas, possibilitando o reestabelecimento da saúde de pelo menos 5 pessoas.

A equipe multiprofissional do HMAP ressaltou que o procedimento bem-sucedido foi resultado de um esforço conjunto, contando com o apoio da família do doador e de profissionais comprometidos em promover a saúde e o bem-estar da população. A expectativa é que, com esse exemplo, outras famílias se sintam encorajadas a realizar a doação de órgãos, impulsionando o número de transplantes e reduzindo o número de pacientes na fila de espera.

Ainda há um longo caminho a percorrer para que o Brasil alcance níveis de doação de órgãos comparáveis aos de países mais avançados nessa área. Porém, a primeira captação adulto realizada por um hospital municipal, em Aparecida de Goiânia, é um passo significativo rumo a um futuro mais promissor para os pacientes que necessitam de transplantes e para suas famílias, que terão a oportunidade de ver seus entes queridos ganhando uma nova chance de vida.

 

Transplante de Órgãos em Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) registrou aumento de 89% no número de transplantes de órgãos e tecidos de janeiro a abril de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. O total de transplantes de órgãos e tecidos subiu de 137 para 259, do primeiro quadrimestre de 2022 para o mesmo período deste ano.

Foram realizados 193 transplantes de córneas (aumento de 107%), 50 de rins (78,5%) e 12 de medula (140%). Houve ainda dois transplantes de músculo esquelético (queda de 77,7%), e dois de fígado, mesma quantidade registrada no mesmo período de 2022.

 

Transplante de órgãos no Brasil

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

O dia 27 de setembro foi instituído pela Lei nº 11.584/2007 como o Dia Nacional da Doação de Órgãos, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre a importância da doação. A campanha pretende, ao mesmo tempo, estimular as pessoas para que conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre a importância da doação.

Pular para o conteúdo