No momento de realizar o descarte do lixo hospitalar é importante fazer a separação correta para evitar acidentes de trabalho e problemas de contaminação de pessoas ou do Meio Ambiente. Por isso, a equipe do gerenciamento dos resíduos de serviço da saúde do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou nos dias 27 e 28 de dezembro um treinamento sobre descarte correto de resíduos de saúde.

No treinamento, foram dadas orientações sobre lixo comum, infectante perfurocortante, químico e compostagem. De acordo com a responsável técnica do gerenciamento dos resíduos de serviço da saúde do HMAP, Kássia karolyne Oliveira, ações como essa são importantes para lembrar o público interno da unidade a atuar com educação ambiental. “Descartar incorretamente resíduos hospitalares pode apresentar grande risco à saúde humana e ao meio ambiente. O risco de contaminação é elevado, uma vez que os materiais médicos podem provocar e disseminar doenças, alterando o solo e a água”, explica.

A profissional ressalta que o foco da atividade é ajudar na compreensão e no domínio de toda equipe da unidade. “Com o treinamento conseguimos atingir a todos de maneira clara e objetivo, dando espaço para que tirem suas dúvidas sobre o manejo, segregação, acondicionamento, e reciclagem de forma correta, minimizando a produção de resíduos e proporcionando aos resíduos gerados um encaminhamento seguro de forma eficiente, visando a proteção dos colaboradores e usuários”, afirma.

O descarte precisa ser feito nos locais corretos, precisando ser observados aspectos como sinalizações das lixeiras e cores dos sacos, por exemplo. “Fazer o descarte no lugar inapropriado está em desacordo com as normas ambientais e, como profissionais de saúde de uma instituição séria, que preza pelos cuidados ao próximo e pela biossegurança como um todo, não podemos permitir que isso ocorra”, conclui Kássia.

Pular para o conteúdo