Para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Estresse, o serviço de psicologia e fisioterapia junto a Humanização do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), realizou uma vivência prática de relaxamento progressivo, respiração diafragmática e ginástica laboral. O intuito é conscientizar os colaboradores sobre a importância do cuidado com o próprio corpo para a manutenção e prevenção da saúde, afinal, o sedentarismo é um alto fator de risco.

Segundo a supervisora de psicologia, Thaís Ribeiro, profissionais que atuam na área hospitalar estão mais suscetíveis a problemas psicológicos, como exaustão emocional, depressão e ansiedade. “Profissionais da saúde cuidam sempre do outro, e a nossa proposta foi um cuidado consigo, pois segundo pesquisas, somos o público que tem a ansiedade, o stress e a insônia sempre elevados”, pontuou.  

De acordo com a técnica em segurança do trabalho Marcilene Rodrigues, a ação foi importante pois muitos colegas de trabalho não praticam o auto-cuidado por causa da correria do dia a dia. “Amei fazer os exercícios para auxiliar no combate ao stress… após a execução me senti leve, animada e muito disposta. Aprendi a importância de fazê-los e quero incluí-los na minha rotina de trabalho”, afirmou Marcilene.

A ação aconteceu no auditório do HMAP e contou com adesão de boa parte dos colaboradores. “É importante cuidar do outro, mas nossa proposta foi de repensarmos a forma como escolhemos cuidar de nós”, finalizou Thaís.

Pular para o conteúdo