Primeira dama participou de oficina de alimentos feita para programa de combate à desnutrição e tratou da inserção profissional de jovens e adolescentes de Aparecida.

Por Hélmiton Prateado, em Falando a Verdade

A primeira-dama de Aparecida de Goiânia, Mayara Mendanha esteve na manhã dessa quinta-feira no Hospital Municipal de Aparecida para participar de uma dinâmica de alimentação com crianças internadas na ala pediátrica do hospital. A oficina de alimentos aconteceu em comemoração ao Dia de Combate à Desnutrição promovido pela equipe de nutrição do HMAP e que envolveu até ações na rede municipal de ensino.

A ala pediátrica comemorou um mês de funcionamento e conta com 10 leitos de UTI Pediátrica e 15 apartamentos com 30 leitos de enfermaria infantil. Mayara comentou que o Hospital Municipal era um grande sonho da comunidade aparecidense que foi concretizado na gestão de Gustavo Mendanha, seu esposo. Ela ressaltou as ações desenvolvidas pelos profissionais do HMAP com a comunidade e o quanto isso tem sido positivo para levar qualidade de vida para escolas, associações e melhorar substancialmente a vida dos moradores de Aparecida de Goiânia.

“Entrar nesse hospital e ver que os serviços estão sendo executados com tanto profissionalismo e empenho é muito gratificante como cidadã aparecidense. Era um sonho de cada um ver esse hospital funcionando e sendo referência nacional como está sendo”, comentou. Mayara Mendanha falou ainda sobre a oficina de alimentos que as crianças estavam desenvolvendo que o quanto essa ação era modificadora para que aprendam o valor dos alimentos e como derrubam barreiras sobre a alimentação correta.

“Vimos o quanto a humanização é trabalhada com os pacientes e o compromisso de cada funcionário, de cada integrante dessa equipe em oferecer o melhor. Eles se preocupavam em mostra alimentos melhores, colocavam as crianças para comerem coisas que nunca haviam comido e ter novidades em suas vida. Isso é um projeto muito bonito e que precisa ser referência para outros hospitais”, frisou.

Inserção social

Buscando estratégias para incentivar e proporcionar novas oportunidades para os jovens e adolescentes do município, as secretarias de Assistência Social e de Saúde fecharam uma parceria com o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP). Na parceria, os adolescentes que estão em medidas sócio-educativas terão a oportunidade de conhecer novos caminhos que contribuirão com a ressocialização desses jovens.

Mayara Mendanha se reuniu com a diretoria do HMAP e definiu ações para promover a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho. “Esse é um momento importante, pois temos uma luta constante para ressocializar os adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas, mostrando a eles uma nova perspectiva de vida. E poder firmar essa parceria nesta unidade, que é a realização de um sonho para todos nós aparecidenses, é um grande passo para essa transformação”, disse.

De acordo com a diretora do HMAP, Lazara Mundim, cinco adolescentes farão parte do projeto, na fase inicial, atuando nas áreas administrativas e de atendimento ao público. “Nós entendemos que o hospital tem um compromisso social com o menor que necessita de uma oportunidade para se reintegrar na sociedade. Por isso nos colocamos a disposição para firmar essa parceria, para mostrar que eles podem ter um novo caminho, dando a oportunidade para que eles vejam isso”, finalizou.

Pular para o conteúdo