O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) recebeu, na madrugada desta terça-feira, 19, 14 pacientes vindos de Manaus (AM) para serem tratados contra a Covid-19. Nove dos recém-chegados estão internados em uma enfermaria separada destinada a eles, que têm casos clínicos moderados, e cinco deles estão na UTI.

O Amazonas vive um colapso na saúde pública por conta do novo coronavírus, o que motivou a transferência de pacientes para vários estados do país. Hospital de reconhecida excelência, atualmente, o HMAP tem taxa de ocupação dos leitos intensivos para Covid-19 em 49%, o que possibilita internação e tratamento desses pacientes.

O diretor de Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, Luciano Carvalho, informou que os recém-chegados serão tratados separadamente dos pacientes locais por uma equipe multidisciplinar destacada exclusivamente para atendê-los.

“Os pacientes estão numa enfermaria com camas elétricas, tv e ar condicionado, além de todos os equipamentos e insumos necessários para os atendimentos e com o suporte de uma estrutura completa para exames laboratoriais e de imagem (tomografia e ressonância magnética)”, acrescentou o diretor.

Viagem humanitária

O avião que trouxe os pacientes vindos do Amazonas aterrissou no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, às 23h20. No local, já estavam a postos ambulâncias do Samu de Goiânia para fazer a transferência de 6 pacientes para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HCUFG) e de outros 15 para o HMAP.

Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), as transferências são seguras e a escolha dos pacientes segue o protocolo de classificação de risco Manchester para estabelecer a prioridade de atendimento de acordo com a gravidade de cada caso. Durante a viagem, profissionais de saúde acompanham os pacientes e as aeronaves contam com a estrutura necessária de equipamentos e insumos hospitalares.

Pular para o conteúdo