Setembro é o mês que marca a campanha mundial de segurança do paciente, em referência ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Por definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tema de 2020 é Trabalhador da saúde seguro, paciente seguro. O Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), realizou uma semana de ações e atividades com profissionais renomados da área hospitalar.

Em todo o mundo, medidas com foco na Segurança do Paciente vem recebendo grande importância entre gestores e profissionais de saúde. No caso do HMAP, para garantir as seis metas de segurança preconizadas pela OMS existe um Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Segundo Karla Ariene, coordenadora da Qualidade do HMAP, a Semana da Segurança do Paciente é fundamental para incentivar a consciência e promover a socialização. “Nossa intenção foi agregar valores para nossa unidade, prestar uma assistência de segurança e qualidade para os pacientes, focada na humanização do atendimento. A ação contribuiu para minimizar possíveis riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria contínua da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde”, destacou 

Por passarem por treinamentos constantes com foco em segurança, o que não faltaram foram bons exemplos e soluções. Ao chegar ao Hospital, o paciente já é identificado com pulseira com nome e data de aniversário na recepção e essas informações são confirmadas a cada novo procedimento para impedir erros.

Seguir rigorosamente os protocolos das seis metas internacionais da OMS em segurança do paciente faz com que o HMAP seja considerado referência nesta área.

Pular para o conteúdo