Para celebrar o dia Nacional do Doador de sangue, comemorado em 25 de novembro, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) distribuiu folders educativos e entregou chocolates com a mensagem “Para a melhor pessoa do mundo, doe sangue!” . Ação tem o intuito de incentivar a população interna da unidade de saúde para esse ato de amor.

A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

De acordo com a coordenadora de qualidade do HMAP, Karla Ariene, uma das maneiras mais eficientes de salvar vidas é com a doação de sangue. “O departamento de qualidade incentiva e apoia essa prática. Diante do atual cenário de pandemia é ainda mais importante, pois essa atitude salva vidas”, afirma.

Como doar

Para ser um doador, a pessoa precisa estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto e idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Já os menores de 18 anos, precisam de autorização. 

Pular para o conteúdo