O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realiza nesta semana treinamentos para que colaboradores possam atender casos suspeitos do novo coronavírus. O primeiro deles aconteceu nesta segunda-feira, 23, com os setores assistenciais da unidade, com o intuito de atingir todas as equipes que trabalham por escala de plantão.

A capacitação, que foi ministrada pela equipe da Faculdade Adam Zaim de Medicina e Educação LTDA (FAZMED), tem como objetivo, além de capacitar, esclarecer dúvidas e preparar os colaboradores para o atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19, conforme as orientações do Ministério da Saúde, ANVISA e Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.

De acordo com Diretor-técnico do HMAP, o médico Sérgio Vêncio, o objetivo é capacitar os colaboradores que são a linha de frente contra a Covid-19. “O curso é muito bem montado e é através do conhecimento, do entendimento dos detalhes do processo que teremos uma equipe bem treinada e com uma efetividade bem maior”, explicou.

Unidade pronta para atendimento

O conteúdo dos treinamentos consiste em momento teórico e parte prática, com a utilização de manequins de simulação realística, equipamentos de proteção individual (EPI’s) e materiais reais para o correto aprendizado e manejo. Dentre as orientações, foi apresentado o protocolo institucional, fluxograma de atendimento, paramentação e técnica adequada, medidas de isolamento e precauções e coleta de amostras de materiais biológicos.

Os colaboradores foram informados sobre as formas de contágio, o que pode ser considerado um caso suspeito e as formas as de se evitar a contaminação, uma vez que a infecção é transmitida principalmente por via aérea.

A equipe repassou ainda os dados atualizados sobre casos confirmados e óbitos no Brasil e no mundo. Além dos treinamentos, as equipes do HMAP realizaram reuniões e discussões prévias para a elaboração do Plano de Contingência e Ação para o atendimento e medidas a serem tomadas em casos suspeitos/confirmados.

Essa matéria foi originalmente publicada no Portal Diário da Manhã

Pular para o conteúdo