Em meio à pandemia do novo Coronavírus, surgem gestos de solidariedade por todo país. O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) é um dos beneficiados dessa rede de apoio que se formou diante das necessidades causadas neste momento. Recebemos a doação do Projeto Social “Escudo do Bem” de 20 viseiras de proteção facial, um dos equipamentos de Proteção Individual (EPI), para auxiliar os colaboradores da unidade que estão na linha de frente no combate a Covid – 19.

A iniciativa partiu da dentista Flávia Roberta, que criou o projeto “Escudo do bem” e com recursos próprios produz as viseiras de acetato para doar aos agentes da saúde pública a fim de ajudar na proteção contra o Coronavírus.

O trabalho é todo manual e Flávia conseguiu apoio de familiares para ajudar na produção. As viseiras não substituem as máscaras cirúrgicas, que devem ser usadas por baixo, mas aumenta muito a proteção de todo o rosto e pescoço contra gotículas de pacientes. Não é descartável, pode ser higienizada e reutilizada.

“Eu sou cristã e estava orando e pedindo a Deus que me desse discernimento de algo que eu pudesse fazer que fosse válido neste momento. Por entender a dificuldade de encontrar as viseiras, eu comecei estudar como elas são produzidas e busquei as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir daí iniciei a produção com a minha família para mostrar aos meus filhos a importância de fazer algo por outras pessoas. Intitulei o projeto de “Escudo do Bem”, que tem o intuito é atender os agentes de saúde pública de Aparecida e Goiânia”, relata a dentista.

O impacto do projeto

O material recebido vai atender toda equipe que trabalha no HMAP. Isso inclui médicos, enfermeiros e auxiliares. ”Quando a doutora Flávia me procurou e apresentou o projeto fiquei surpresa e feliz por encontrar uma pessoa com essa generosidade para ajudar o hospital neste momento. É uma satisfação e uma honra receber essa doação. Todo hospital fica feliz e lisonjeado com essa atitude”, explica a da coordenadora do Núcleo Interno de Regulação de Vagas (NIR) do HMAP, Lorena Nunes Mota.

A superintendente-executiva do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), organização social que gere o HMAP, Lázara Mundin, ressalta que esse é um gesto nobre de uma pessoa do bem. “Solidariedade é uma via de mão dupla. E, do mesmo modo que nós nos doamos, na mesma proporção, recebemos apoio. Temos profunda gratidão pela demonstração de uma profissional da saúde que auxilia outros guerreiros que atuam na linha de frente do combate a essa pandemia”, frisa.

Quem quiser contribuir com o projeto “Escudo do bem” pode fazer doação na seguinte conta: Banco Bradesco CC: 6610-9 – Ag:1660.

Essa é uma matéria originalmente publicada no Portal Diário da Manhã.

Pular para o conteúdo