Marcando o Dia Mundial da Lavagem das Mãos e para trazer uma maior conscientização sobre a importância desse ato tão simples, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), realizou uma ação para relembrar e reforçar a forma e a sequência correta da higienização das mãos.

“Falar sobre a higiene das mãos é comum em ambiente hospitalar já que é o método primário e um dos mais eficazes na prevenção de infecções. Nossos usuários com certeza higienizam suas mãos, mas não com o olhar crítico e nem com os passos corretos. A ação com eles teve a intenção de propagar a importância da higiene correta das nossas mãos, que por vezes negligenciamos em nosso dia a dia.  Houve uma boa adesão (participação) dos nossos amigos cidadãos, ficamos felizes com o resultado. Ao final da ação os mesmos receberam um álcool gel da equipe”, comentou Cibele Almeida, coordenadora do SCIRAS.

A higienização é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas. “É válido ressaltar que os cuidados com a higienização das mãos são fundamentais para os profissionais da saúde. Esse público deve lavar as mãos sempre antes e após ter contato com um paciente, antes de realizar procedimentos e após se expor a fluidos corporais”, finalizou Renan Mamedes, coordenador de Humanização.  

Pular para o conteúdo