O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou nesta quarta-feira, 5, uma ação de integração com os novos colaboradores da unidade. A iniciativa visa apresentar a filosofia do modelo de gestão do hospital, assim como as políticas de Recursos Humanos e normas de segurança e de rotinas a todos os funcionários.

A integração envolve uma preparação multidisciplinar, e conta com a participação de diversos setores. São eles: Recursos Humanos (RH), Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde(SCIRAS), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e Departamento Pessoal (DP). Esse treinamento é importante no processo de conhecimento dos funcionários dentro do hospital. É uma das primeiras capacitações que os profissionais participam após a admissão na unidade. No encontro, são repassadas informações que vão ajudar os colaboradores a desenvolver um bom trabalho.

Benefícios aos Colaboradores

De acordo com o Coordenador do Recursos Humanos do HMAP, Renan Cardoso Mamedes, a atividade serve para que todos os colaboradores se adaptem a filosofia da unidade, bem como toda cultura e isso envolve os novos colegas de trabalho, o ambiente e questões organizacionais. “Na integração os novos colaboradores conhecem a história do HMAP, a nossa identidade organizacional. É um ótimo momento para que o novo colaborador conheça seus pares e estabeleça relações interpessoais. Assim, todos podem alcançar nosso objetivo de oferecer o melhor atendimento à comunidade”, explicou.

A equipe de segurança do trabalho destacou sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a conscientização que cada colaborador deve ter com relação a sua própria segurança e saúde. “A integração é o momento onde o trabalhador conhece a empresa e as atividades que vai exercer. Além de se prepara para trabalhar com segurança e ter um olhar preventivo em relação as ações a serem realizadas. É despertar no colaborador a consciência e a atitude preventiva”, afirmou Marcinele Rodrigues técnica de segurança do trabalho do HMAP.

Além das questões de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho, na integração os colaboradores receberam ainda orientações sobre Prevenção de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde, Sensibilização sobre a classificação dos resíduos gerados no HMAP e seu manejo conforme a legislação vigente, protocolos Básicos de Segurança do Paciente e Notificação de Incidentes entre outros.

#IntegraHMAP

Os colaboradores aprovaram a integração. Segundo a nutricionista Maria das Graças, as palestras foram bem organizadas. “Achei interessante como foi divido o tempo de fala de cada departamento, pois passou para o colaborador o máximo de informação de forma fácil e descontraída. Foi muito bom estou satisfeita”, avaliou.

Para Daniel Batista Faria, a ação reforçou como é o funcionamento do HMAP. “Tivemos conhecimento da rotina hospitalar e dos cuidados que devemos ter por trabalharmos em um uma unidade de saúde. Foi interessante a palestra que abordou sobre a lavagem das mãos, e como essa ação é importante”, constatou.

A técnica em enfermagem Talita Aline Ribeiro destacou a integração como um momento para rever conceitos e regras, sempre se preocupando com o bem-estar de todos que trabalham no Hospital. “Ficou claro os direitos e deveres do colaborador. Amei as palestras e estou impressionada com a estrutura do hospital. Fui bem recebida na unidade e meu foco é terminar meus estudos e fazer parte da supervisão do HMAP”, finalizou.

Essa matéria foi originalmente publicada pelo Portal Diário da Manhã

Pular para o conteúdo