O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) implantou na tarde desta quinta-feira, 13, todos os mapas de riscos de seus setores, conforme o indicado pela Norma Reguladora nº 9, relativa à segurança e medicina do trabalho. A ação foi desenvolvida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

O mapa é uma representação acerca dos riscos químicos, biológicos, físicos, ergonômicos e de acidentes existentes no ambiente de trabalho. Além disso, tem a função de informar e orientar os colaboradores da respectiva área de atuação e outras pessoas que, por ventura, passem pelo local. Por isso, precisam ter um formato de fácil visualização e acessibilidade.

No HMAP foram afixados 12 mapas, construídos a partir do estudo feito pelos colaboradores do hospital que integram a Cipa. De acordo com a presidente da Cipa, Marlete Silva, o objetivo é mostrar para as pessoas que estão em um ambiente hospitalar quais os riscos que ela está exposta. “A presença do mapa de riscos é fundamental para evitar acidentes de trabalho. Pois serve de indicador para informar o nível dos riscos e obter um diagnóstico da situação, auxiliando na prevenção, segurança e conscientização de todos”, explica.

Essa matéria foi originalmente publicada no Portal Diário da Manhã.

Pular para o conteúdo