Processo de formação da CIPA acontece de forma anual e tem como principal objetivo o cumprimento das Normas Regulamentadoras no ambiente hospitalar.

O Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), unidade do Município, promoveu semana de treinamentos para os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Respeitando as medidas de distanciamento social, a capacitação aconteceu no auditório da unidade e buscou abordar os protocolos de segurança, Normas Regulamentadoras e legislações vigentes.

O principal objetivo dos Cipeiros, como são conhecidos os membros da CIPA, é zelar por condições seguras no ambiente de trabalho, observando e relatando condições de risco, bem como eliminar a ocorrência de acidentes do trabalho. Na próxima segunda-feira, os novos membros serão oficialmente empossados, porém as capacitações já começaram.

Para Marcilene Ribeiro, técnica em segurança do trabalho, esse momento de capacitações é fundamental para adquirir conhecimentos sobre a gestão. “O curso de capacitação vem em cumprimento da Norma Regulamentadora NR-05, tem carga horária de 20 horas e contempla temas vão desde Noções de Legislação Trabalhista e Previdenciária, Primeiros Socorros, Combate a Incêndio, até as atribuições dos membros da CIPA”, completou.

Essa é a segunda vez que o HMAP realizou eleição para a formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. No total, são 16 membros, sendo oito eleitos e oito indicados pela diretoria da unidade.

Pular para o conteúdo