Diante das dificuldades enfrentadas pelo estado de Goiás com os leitos de Pediatria, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia antecipou a inauguração da ala pediátrica do Hospital Municipal (HMAP). O prefeito Gustavo Mendanha realizou na manhã de quarta-feira, 8, a entrega de 10 leitos de UTI pediátrica e de 15 apartamentos, com 30 leitos de enfermaria infantil. O atendimento às crianças estava previsto para começar a funcionar somente no meio do ano.

“Na semana em que comemoramos o aniversário da nossa cidade, a população de Aparecida receberá um grande presente: os primeiros leitos de internação pediátrica do município”, afirmou o prefeito. E complementou, “se antes nossas crianças precisavam ir para outras cidades em busca de tratamento, a partir de agora receberão assistência aqui mesmo. Estou muito feliz com isso. Nossa equipe correu contra o tempo para antecipar a entrega desse serviço e assim ajudar a salvar milhares de vidas”.

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, explicou que a antecipação foi possível graças a recursos da própria Prefeitura e do Governo Federal. “O Ministério da Saúde foi muito sensível a nossa causa e atendeu ao apelo do prefeito por repasses para custeio e aquisição de equipamentos. Esse trabalho conjunto nos permite entregar serviços de ponta e que cumpram nossa proposta de atendimento humanizado”, revelou.

Ala pediátrica

Os 40 leitos entregues nesta semana serão preenchidos paulatinamente, via Central Municipal de Regulação, com vistas a garantir a segurança dos pacientes. Cada apartamento da ala pediátrica tem apenas dois leitos que proporcionam mais privacidade e conforto aos usuários.

Há camas para os acompanhantes, ar condicionado nos quartos e televisão. Com as paredes enfeitadas por adesivos, brinquedoteca e refeitório próprio, adaptado para o público infantil, o ambiente promove mais humanização.

HMAP

Inaugurado no fim de dezembro, o HMAP é a maior Unidade do Estado, construído por uma prefeitura. O Hospital tem 230 leitos, sendo 30 UTI´s, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos. Com o seu funcionamento, as filas de acesso à cirurgia no município devem ser reduzidas, bem como o tempo de espera para liberação de vaga de UTI.

Quando estiver em pleno funcionamento, no local, serão realizados cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames, todos os meses. Serão oferecidas ainda as especialidades de cirurgia geral, pediatria, ortopedia, cardiologia e urologia.

Seguindo o planejamento da Unidade, o funcionamento do Hospital tem ocorrido em etapas. Com a antecipação da entrega da ala pediátrica, só faltam entrar em funcionamento a ressonância magnética; a tomografia; 60 leitos de clínica cirúrgica, 30 leitos de clínica médica e oito salas cirúrgicas. Os serviços devem ser inaugurados até o fim do ano.

Assista o vídeo

Pular para o conteúdo